
Especialmente para as amigas cariocas!!!! Precisamos de Paz!!!! Beijos!!!!!
Mais um espaço para falar sobre o que eu quero compartilhar. Sejam bem vind@s amig@s! bjs!!!
Dilma é a primeira mulher presidente do Brasil
Atualizada às 23h59
Dilma Vana Rousseff (PT), em pronunciamento oficial após a vitória na eleição, destacou neste domingo o fato de ser a primeira mulher eleita presidente do Brasil, uma "demonstração do avanço democrático do país". No discurso, disse que "gostaria muito que os pais e mães de meninas olhassem hoje nos olhos delas, e lhes dissessem: Sim, a mulher pode."
A presidente eleita enfatizou que "a igualdade de oportunidade entre homens e mulheres é um princípio essencial da democracia" e prometeu respeitar a Constituição. "Vou zelar pela a mais ampla liberdade de imprensa e pela mais ampla liberdade de culto."
Dilma também disse que manterá "responsabilidade" na economia, ressaltando o controle de gastos. Mas já acenou que a austeridade fiscal não se estenderá a programas sociais. A presidente eleita reafirmou a promessa de erradicar a miséria no país.
O candidato derrotado ao Planalto, o tucano José Serra, reconheceu a vitória de Dilma somente após o pronunciamento da petista. "Nós recebemos com humildade o resultado”, disse, afirmando esperar que “Dilma sirva bem” o país. No entanto, o tucano sinalizou que fará oposição dura ao próximo governo e deixou em aberto a possibilidade de tentar disputar a Presidência pela terceira vez.
"A luta continua", disse Serra, que encerrou seu discurso com o último verso do Hino Nacional, acompanhado por militantes tucanos.
O TSE anunciou a vitória de Dilma às 20h13. Com 99,98% das urnas apuradas, às 23h59, Dilma tinha 55,74 milhões de votos, com 56,05% do total, enquanto Serra contabilizava 43,70 milhões de votos (43,95%).
Na sexta eleição presidencial direta desde a redemocratização, mais de 135 milhões de brasileiros estavam aptos a votar, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Oito estados, além do Distrito Federal, também votaram para governador em segundo turno: Alagoas, Amapá, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia e Roraima. A abstenção ficou em torno de 20%.
Perfil
Economista, ligada à área de energia, Dilma foi servidora pública no Rio Grande do Sul, e construiu sua carreira política no PDT, inspirada por Leonel Brizola. Passou a integrar os quadros do Partido dos Trabalhadores somente em 2001. Foi graças a Lula que experimentou uma ascensão na vida política. Primeiro como ministra de Minas e Energia, depois como “gerentona” do presidente, no cargo de ministra-chefe da Casa Civil. (Veja a biografia de Dilma)
Dilma chegou à pasta mais importante do governo em plena turbulência causada pelo escândalo do mensalão. Teve a responsabilidade de substituir José Dirceu, acusado pelo Ministério Público de ser o chefe do esquema que irrigou partidos aliados com recursos de caixa dois.
Até então, Dilma era uma técnica com conhecimento no setor energético e experiência no governo do Rio Grande do Sul. Na Casa Civil, assumiu o papel de articuladora do ministério, consolidando a fama de dura, ao cobrar prazos e resultados em um amplo leque de assuntos – de política econômica a licenças ambientais.
Em 31 de março deste ano, Dilma deixou a Casa Civil para entrar na pré-campanha, enfrentando então o favoritismo de José Serra (PSDB). A ex-ministra cresceu nas pesquisas e chegou a ter mais de 50% dos votos válidos em todas elas, mas começou a oscilar negativamente dias antes do primeiro turno, após a revelação dos escândalos de corrupção na Casa Civil e da entrada do tema do aborto na campanha.
Logo no primeiro debate do segundo turno, a petista mudou a estratégia de campanha reagiu com maior firmeza aos ataques que vinha sofrendo e contra-atacou Serra. A partir de então, a diferença entre ela e o tucano inverteu a queda e passou a crescer.
Baixaria na campanha
A tensão que marcou a campanha desde o início se intensificou nas últimas semanas. No Rio de Janeiro, Serra teria sido acertado na cabeça por dois objetos – uma bolinha de papel e um rolo de fita. Em Curitiba, Dilma foi alvo de balões d’água. Os próprios candidatos contribuíram para isso. Nos debates, Dilma e Serra trocaram insultos. Nos programas eleitorais, preocuparam-se mais em passar uma imagem “do bem” a apresentar propostas de governos.
A baixaria foi ainda mais marcante na internet, principalmente com correntes de e-mails que continham calúnias contra Dilma. Questões como a legalização do aborto e do casamento entre homossexuais foram exploradas à exaustão em e-mails apócrifos enviados a eleitores com a afirmativa de que Dilma pretendia trilhar este caminho. A chamada campanha subterrânea acendeu o alerta da Igreja Católica e de lideranças evangélicas. Até o Papa Bento16 apareceu nos últimos dias de campanha, sugerindo que os eleitores deveriam optar por candidatos que defendessem a vida.
Coquetel de abertura acontece hoje (5), e encerramento é dia 29, com a Caminhada Lésbica. |
Por Dri Quedas |
Publicado em 05/08/2010 às 13:28 |
O Fórum de Mulheres Lésbicas e Bissexuais do Rio de Janeiro, em parceria com a Superintendência de Direitos da Mulher e a Secretaria de Direitos Humanos do Governo do Estado do RJ, preparou uma programação extensa e caprichada para o Mês da Visibilidade Lésbica, já que dia 29 de Agosto é, oficialmente, o Dia Nacional de Visibilidade Lésbica.
Veja abaixo a programação:
Dia 05 - Coquetel de Abertura do Mês da Visibilidade Lésbica
Show com Elza Ribeiro e CDF (Coletivo de DJs Feministas)
Mostra de vídeos sobre lésbicas, mulheres bissexuais e homens trans
Exposição de fotografias
+ Surpresinhas!
Local: CEDIM – Rua Camerino, 51 – Centro/RJ
Horário: 18hs – Entrada Franca
Realização: Fórum de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do Estado do Rio de Janeiro
Dia 14 - Comemoração da Visibilidade de Lésbica e Mulheres Bissexuais da Baixada Litorânea
11h – 1º Colóquio do Orgulho e Visibilidade Lésbica e de Mulheres Bissexuais da Baixada Lintorânea
17:30h – Exibição do Filme “Sou Mulher, Sou Brasileira, Sou Lésbica” – Direção: Vagner de Almeida
Local: Espaço Cultural de Arraial do Cabo
Realização: Grupos Cabo Free e Arraial Free
Dia 19 - Café com Bolacha Especial – Lésbicas e Artes
Local: Grupo Arco Íris – Rua do Senado n.º XX, Cobertura, Centro/RJ
Horário: 19:30h
Realização: Grupo Arco-Íris
Dia 21 - 2ª Carreata da Visibilidade “Mulher e Violência não combinam, diga não!”
Local: Estrada do Tindiba, em frente ao n.º 2204 – Taquara – Jacarepaguá
Horário: Concentração a partir das 13h
Realização – Grupo Espelho de Vênus
Feijoada da Visibilidade
Local: Centro de Artes da Maré – Rua Bittencourt Sampaio, 181 – Nova Holanda – Maré/RJ
Horário: 14h
Realização: Grupo Conexão G
Maratona Especial Visibilidade Lésbica – Apresentação de Filmes
Local: Cinema Nosso – Rua do Resende n.º 80, Centro/RJ
Horário: 21:30h às 7h
Realização: Grupo Arco-Íris
Dia 22 - 2ª Feijoada “Maria Leva as Outras”
Local: Point do Amarelinho – Praça de Heliópolis – Belford Roxo
Horário: 13h
Realização: Grupo Triângulo Rosa
Dia 26 - Apresentação Pesquisa “Atendimento Ginecológico diante das práticas sexuais de lésbicas e mulheres bissexuais”
Lançamento da Campanha publicitária sobre prevenção às DST para Mulheres que Fazem Sexo com Mulheres
Lançamento do Lençol para Sexo de Mulheres que fazem sexo com Mulheres
Local: Auditório da SUPERDir – Prédio da Central do Brasil, 7º andar
Horário: 15:30h às 18h
Realização: Grupo Arco-Íris
Dias 27 e 28 - II Seminário Estadual de Lésbicas e Mulheres Bissexuais – “Unindo Esforços e Ampliando Conquistas”
Dia 27: Local: Auditório da SUPERDir – Prédio da Central do Brasil, 7º andar
Dia 28: Local: Auditório do CEDIM – Rua Camerino, 51 – Centro/RJ
Horário: 9:30h
Realização: Fórum de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do Rio de Janeiro, Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos e Superintendência de Direitos da Mulher.
Dia 28 - Festa de Encerramento
Local: SINÔNIMO – LAPA
Av. Mem de Sá, nº 118, Sobrado, Lapa.
Tel.: (21) 2507-4394/8635-9767
Realização: Fórum de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do Rio de Janeiro
Dia 29 - II Caminhada de Lésbicas e Mulheres Bissexuais
“Forum de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do Estado do Rio de Janeiro Pelo fim da Violência contra TODAS AS MULHERES.”
Concentração: Copacabana – Posto 6
Trajeto: Posto 6 até o Posto 2 – Praia de Copacabana
Horário: Concentração a partir das 14h
Veja no álbum o folder do evento.
Realização: Fórum de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do Estado do Rio de Janeiro
Apoio: SUPERDir, SUDIM
Maiores informações:
http://forumlesbirj.wordpress.com/
Dilma disse também que o país não tem condições de discutir atualmente propostas para descriminalização das drogas. Segundo ela, o cenário atual no Brasil mostra que o consumo de uma droga não está desvinculado do consumo de outras drogas.
"O Brasil não tem condições hoje de propor a descriminalização de qualquer droga", afirmou, ao ser perguntada pelo repórter especial da Folha de S.Paulo, Valdo Cruz, se é favorável à descriminalização da maconha.
A candidata defende que o Estado arque com tratamento de usuários de crack e realize campanhas de prevenção.
Fonte: Portal Exame