29/06/2004

SEXO SEGURO ENTRE LÉSBICAS


Olá!!!! Boa noite!!!!!
Tinha este informativo gravado no meu e-mail e eu acho interessante passar para a galera!!!!
Beijinhos...


Sexo Seguro Entre Lésbicas
Existe o risco de contrair HIV em uma transa lésbica?


Sim!!! Existem casos relatados desde meados da década de 80 que indicam que as mulheres estão transmitindo o HIV (Vírus da aids) entre si. Isso, no entanto, é muito pouco divulgado. Muitas lésbicas crêem, erroneamente, que elas não correm riscos. O HIV é
transmitido para alguém quando o sangue, fluidos vaginais, leite materno ou sêmen de uma pessoa infectada pelo HIV entra em sua corrente sangüínea.
Lésbicas podem se infectar com o HIV através de sexo sem proteção (com mulheres ou homens), inseminação por doador, uso compartilhado de utensílios de drogas injetáveis, piercing, tatuagens e transfusões sangüíneas.

Porque sabemos bem como o HIV é transmitido, podemos definir algumas regras de sexo seguro e explicar quais comportamentos sexuais de risco são bastante perigosos.



ATENÇÃO: O uso de drogas ou álcool prejudica a sua capacidade de avaliação de riscos, inclusive na prática de sexo seguro.
Um comportamento sexual é tanto mais seguro quanto menores forem as chances de sangue, fluidos vaginais e leite da sua parceira entrarem em sua corrente sangüínea.

Beijo de Língua é seguro, a não ser que você tenha alguma ferida ou corte em sua boca ou tenha gengivite.
Depois de escovar os dentes ou usar fio dental, espere pelo menos meia hora antes de beijar.
Acariciar os seios de sua parceira, massagem, masturbação e tribadismo (esfregação genital) são práticas seguras – desde que não haja mistura de fluidos vaginais, leite e/ou sangue.
Feridas ou cortes nos dedos, boca ou vagina de qualquer das parceiras aumentam o risco durante o contato vaginal ou anal. Usar uma luva pode evitar que o vírus entre na sua circulação sangüínea.
Sexo oral sem proteção é arriscado, especialmente quando sua parceira está menstruada, ou tem uma infecção vaginal. Para torná-lo seguro, cubra a área genital de sua parceira com lenço de borracha (artigo odontológico feito em vários sabores) ou use uma
camisinha cortada. Se uma mulher está infectada, seu sangue menstrual, secreções vaginais e ejaculação terão o HIV. Já se detectou o vírus nesses fluidos.
Brinquedos sexuais são seguros se usados somente por você, mas nunca devem ser compartilhados sem que seja trocada a camisinha usada neles.
Práticas sadomasoquistas e sexo com alguma violência são seguros se não houver sangue envolvido. Se vocês forem usar agulhas para se perfurarem mutuamente, não as compartilhe: é preferível que cada uma use a sua.
Giletes e outras lâminas não devem ser compartilhadas
em hipótese nenhuma.
DICAS PARA SEXO LÉSBICO SEGURO

SEM RISCO
Massagens
Abraços
Fantasias
Voyerismo
Exibicionismo
Masturbação (tocar a si mesma)
Vibradores e outros brinquedos sexuais (não
compartilhados)
Beijo nos lábios (selinho)
Tribadismo (esfregação genital sem troca de fluidos)
COM ALGUM RISCO
Beijo de Língua
Masturbação mútua e contato genital
com algum tipo de proteção como luva,
filme plástico (tipo magipack), látex (camisinha
recortada)
Sexo oral (Cunnilingus)
usando proteção
Penetração de mãos e punhos (Fisting)
usando proteção
ARRISCADO
Masturbação mútua, penetração com dedos e contato
genital
com feridas ou cortes
Sexo oral (Cunnilingus)
sem proteção

MUITO ARRISCADO
Sexo oral durante a menstruação
(sem proteção)
Ejaculação masculina ou feminina na boca, vagina ou ânus
(sem proteção)
Contato boca-ânus
(sem proteção)
Penetração de mão e punho (Fisting)
(sem proteção)
Compartilhar brinquedos sexuais
(sem trocar a camisinha utilizada neles)
Compartilhar agulhas de qualquer espécie
(para injetar drogas; em práticas S&M; fazer piercing
ou tatuagem na pele)


Drogas, Agulhas & HIV
Se você usa drogas injetáveis, não compartilhe seu
kit, nem agulhas ou seringas.


Se você planeja engravidar
Se você pretende fazer sexo com um homem ou usaresperma doado, certifique-se de que ele fez dois testes de HIV, com intervalo de seis meses entre eles, obtendo resultados negativos nas duas ocasiões.

O primeiro teste deve ter sido realizado seis meses após a última possível exposição ao HIV. O doador não pode ter ficado exposto ao HIV no período entre o último teste e o momento da doação. Exija do banco de esperma a garantia de que seus doadores e o esperma a ser utilizado foram testados duas vezes.

Sexo com homens
Se você faz sexo com um homem, ele deve usar camisinha tanto para penetração vaginal quanto anal. Se você for fazer sexo oral nele, é necessário que ele use camisinha. O HIV pode estar presente no sêmen e nos fluidos da pré-ejaculação.



Se Você Acha Que Se Expôs Ao Risco De Contaminação Pelo Vírus HIV
Se você acha que se expôs ao vírus, faça o teste de HIV . A descoberta precoce do HIV permite tratamento/intervenção mais eficaz para deter a progressão do vírus.

Para ter certeza do resultado, espere de 3 a 6 meses após sua última situação de risco antes de refazer o teste.

É natural que você sinta medo se achar que está contaminada pelo HIV. Tente ficar calma e analise racionalmente os riscos a que você se expôs. Utilize este material para tirar alguma dúvida sobre comportamentos sexuais de risco.

Independentemente de estar ou não contaminada, FAÇA SEXO SEGURO daqui para frente para proteger você e a sua parceira do vírus HIV e de outras DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).


Fonte: L.A. Gay & Lesbian Community Services Center
Tradução: Danicris Oliveira
Colaboração: Valéria Melki Busin