20/11/2012

Bom dia!




Amigas lindas, estou com muita saudade!!!
Beijinhos!!!

Consciência Negra


É, mais um feriado... No meio da semana.
Toda vez que chega nesta data, eu fico pensando... Será que é só hoje que tem de haver uma reflexão em relação ao tema?
(* Será que está igual ao Natal? )
Me deixa triste saber que "ainda falta muito" para que o negro possa crescer mais perante a sociedade. Sei que, muitos se pudessem nos colocariam nos troncos e nos agrediriam com chibatas. E também sei que a tal "libertação" foi algo que foi feito com segundas intenções.
Sou negra, e vejo cada coisa por aí, que  muitas vezes me deixa chateada.  Infelizmente, o nosso povo ainda se desvaloriza, e muito!
Dizem que o racismo não existe, mas quem é negro sabe que isso não é verdade. Ainda existem muitas barreiras que precisam ser vencidas, sendo que é necessário que haja realmente A TAL CONSCIÊNCIA que infelizmente nem todos possuem.
Dar valor ao negro não é vê-lo como coitado, sentir pena. O que é necessário é o respeito e este respeito começa por nós mesmos.
Ter respeito e sentir pena são coisas totalmente diferentes, afinal não tem ninguém coitado aqui. Somos um povo que teve um caminho diferente, digamos.
Devemos aproveitar a oportunidade (embora nossos ancestrais tenham sofrido muito), de estarmos nesta terra fértil e cheia de possibilidades apesar dos problemas. Já que estamos aqui, vamos fazer com que o nosso ambiente venha a ser o melhor possível. 

(* Sinceramente, prefiro estar aqui no Brasil... E amo meu Rio de Janeiro).
Ainda são poucos os nossos irmãos de cor que querem estudar, ainda são poucos os que querem trilhar um caminho diferente, ainda são poucos os que querem mostrar que podemos muito mais.
Os números de hoje aumentaram, mas ainda sim somos poucos.
Se você que está lendo este post quer que este número aumente... Então, valorize a nossa raça, em primeiro lugar procurando conhecer a nossa história, se qualificando (se você acredita que está tarde, pelo menos ajude a ampliar a visão dos seus filhos... Já é de grande ajuda), respeitando nossos irmãos, não consumir tudo o que for imposto, questionando seus direitos sem esquecer de praticar os seus deveres.

Por mais que algumas coisas tenham mudado, "nada é bom o suficiente que não possa ser melhorado". E no nosso caso, ainda não está bom.

Temos que agarrar as oportunidades, transformar as dificuldades em oportunidades de melhoria. Ninguém disse que seria fácil.
Eu também sofro racismo, mas eu não desisto!


Ainda falta muito para chegar lá... Mas estou procurando fazer a minha parte.
Venha você também!


Um grande abraço!