04/01/2014

Filme: THX 1138 (1971)

Fonte da sinopse:  Cine Dica
Link: Site TV On - http://tvon.in/filme/thx-1138-online-gratis-6245.html





SINOPSE: Primeiro filme dirigido por George Lucas, 'THX' é um exercício cinematográfico, uma obra psicodélica sobre um futuro asséptico onde a população é forçada a viver em grandes cidades subterrâneas controladas por computadores. Coisas como o livre arbítrio, religião, desejos e sexo são proibidos. Todos são controlados por drogas que reprimem seus pensamentos e os deixam dóceis para fazer suas funções na sociedade de maneira que não interfira no equilíbrio das coisas. Até que o humano THX-1138 (Robert Duvall) e sua parceira desafiam o sistema não apenas para defender seu romance (que é proibido), mas para tentar escapar da cidade subterrânea e viver livres.



Eu assisti hoje... Muito interessante.
Alguns pontos me chamaram atenção... Não poderia deixar de comentar... 
 
* no meio de um dia de trabalho, acontece um acidente, e as outras pessoas dos outros setores não podem sair para socorrer. o sistema o diz que eles (para os trabalhadores que não foram afetados) irão ficar bem...
 
* o sistema avisa "tivemos 63 funcionários destruidos" , "mantenham o bom trabalho e evitem acidentes". Todos os funcionários são monitorados. Criatividade zero.

* para o humor da pessoa se estabilizar, a mesma é obrigada a ingerir determinadas substâncias, caso contrário, é considerado crime.
 
* a cena do cidadão fazendo uso do "confessionário" (onde inclusive tem uma foto de Jesus de Nazaré) é uma das partes mais interessantes, pois a pessoa reza, escuta palavras reconfortantes (sem profundidade alguma, pois notoriamente é uma gravação), e ao final "Bênçãos do Estado, Bênçãos das Massas", antes de ordenar o que a pessoa deve fazer para 'esquecer' o tipo de problema relatado. "Trabalhe Mais / Compre Mais" entram no lugar do que seriam as 'penitências', pelo que percebi.
 
* também, não pude deixar de perceber a aparência dos 'trabalhadores das barreiras', embora tenham passado muito rapidamente nas cenas.
 
* houveram outros momentos, mas deixo por sua conta descobrir.
 
* Quando puder, assista. Recomendo. Porque "não há para onde ir", "fique calmo", "estamos aqui para ajudá-lo".
 
:-)
 
Beijinhos!!!!