26/06/2005

Parada gay reúne mais de 800 mil participantes no Rio

RIO DE JANEIRO (Agência Brasil), 26 de junho - A 10ª Parada do Orgulho GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros), que tomou a orla da praia de Copacabana, na zona sul do Rio, reuniu milhares de participantes. Ela foi aberta com a execução do Hino Nacional, com a presença de políticos, artistas e do ministro-chefe da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Nilmário Miranda. Ele discursou do alto do primeiro carro, defendendo o direito do casamento entre homossexuais e o fim do preconceito. E afirmou "que toda forma de amor vale a pena".

As cantoras Fernanda Abreu e Marina Lima também participaram da festa. Marina, enquanto discursava, chamou Fernanda e as duas trocaram um beijo simbólico, brincando com o público presente.

A cantora Leila Maria cantou o hino oficial do evento, a música "Beijo na boca".

A assessoria do grupo gay Arco-Íris estima que mais de 800 mil pessoas participaram do encontro no Rio, sendo este o segundo maior do mundo, só perdendo para a parada realizada em São Paulo no mês passado, que reuniu mais de dois milhões de pessoas. Já a Polícia Militar acredita que 400 mil pessoas participaram da marcha.

Os homossexuais pedem a aprovação da lei pelo Congresso que reconhece a união civil entre pessoas do mesmo sexo e também da lei que considera crime a discriminação contra os homossexuais.

A Polícia Militar informou que duas pessoas foram presas praticando furto na Avenida Atlântica e 22 guardadores de carro foram detidos trabalhando irregularmente.

Uma grande bandeira colorida foi aberta pelos organizadores, representando as sete cores do arco-íris. Dezoito trios elétricos animaram a parada, tocando músicas diversas.

Os participantes saíram do Posto 6, em Copacabana por volta das 14 horas e foram até o Posto 2, no Leme.
Fonte: Click21





(foto tirada de o globo)

Eu tava lááááááá!!!! Obaaaaaa!!!!

É, pois é... Eu, a fofíssima Simonninha estava lá no meio do povão!
Eu era a que estava mais "menininha"... todos disseram!
Corri das câmeras... Até das desligadas!
Foi super-legal... Encontrei muita gente, mas ainda ficou faltando conhecer as meninas lindinhas do grupo e do orkut! Mas não tem problema... Não vai faltar oportunidade!
E espero que ano que vem possa estar lá novamente!
Beijos a todas!