19/10/2009

Coordenador do AfroReggae morre em assalto


Carteira e objetos de valor foram levados e arma foi abandonada ao lado da vítima

Rio - O coordenador social do Grupo Cultural AfroReggae, Evandro João da Silva, de 42 anos, foi assassinado no início da madrugada de ontem, quando passava na esquina das ruas do Ouvidor e do Carmo, no Centro do Rio.

Ele levou um tiro na altura do umbigo, que teria perfurado as artérias femoral e ilíaca, segundo revelou o irmão de criação da vítima, o biomédico Elson Passos Senna. A provável arma do crime, um revólver calibre 38, que estava com quatro cápsulas deflagradas e uma intacta, foi localizada perto do corpo por policiais do 13º BPM (Praça Tiradentes). “É uma ironia. Ele trabalhava justamente para tirar as pessoas da vida do crime e morre dessa forma”, disse o coordenador do AfroReggae, José Júnior

Elson Senna estava com Evandro, que saiu do carro para urinar e acabou sendo abordado pelos criminosos. Ele acredita que os gritos de socorro do coordenador teriam assustado os bandidos, que atiraram contra a vítima e fugiram. O titular da 1ª DP (Rua da Relação), delegado José Luiz Silva Duarte, investiga a hipótese de latrocínio.

Envolvido com a ONG há mais de 10 anos, Evandro era formado em Pedagogia e morava sozinho na Rua do Riachuelo, no Centro. Sua tia, Perpétua da Silva, 71, que o criou na Favela de Lucas desde os 5 anos, quando o coordenador do AfroReggae ficou órfão, disse que o sobrinho era uma pessoa que só cultivava a paz. “Ele não se aborrecia com nada. Me pedia sempre para orar por ele quando eu ia aos meus cultos”, lembrou.

O Grupo AfroReggae é uma ONG carioca que atua como banda musical e, desde 1993, tem o objetivo de valorizar a cultura negra com atividades para jovens carentes. O grupo está presente nas comunidades Vigário Geral, Cantagalo, Parada de Lucas e Complexo do Alemão. Além disso, tem mais de 65 projeto e faz trabalhos no Brasil e no exterior. O corpo de Evandro foi enterrado no fim da tarde de ontem no Cemitério do Caju.




*************************************
SINCERAMENTE, QUANDO EU VI A NOTÍCIA EU NÃO ACREDITEI!

O que eu, Simonninha, penso sobre isto:

"Foi um absurdo o que houve... Uma negligência total por parte dos policiais, uma falta de amor à vida e ao próximo por parte dos bandidos, uma falta de cuidado total por parte do Estado; pois o que ocorreu com ele, poderia ter sido com um parente meu, um filho seu... É! Você mesmo que está lendo o blog agora!
Eu tive a brilhante oportunidade de conhecê-lo! Todos os que tiveram a oportunidade de ter tido contato com ele, puderam estar próximos de um homem LINDO, inteligente, iluminado, e com uma energia muito boa! Com um coração maravilhoso capaz de amar ao próximo. / Ele utilizou grande parte do seu tempo dedicando-se às pessoas que realmente precisam de ajuda.

Evandro, que os Deuses te abençoem!
Com certeza o seu trabalho e o seu exemplo ficará na vida de todos e será repassado para as futuras gerações!
Muita Paz...

Paz a você que está lendo aqui também!"